• Julio Cesar Farias

O QUE É O SKETCHUP?

Atualizado: 11 de Dez de 2018

O SketchUp é um software CAD (Computer Aided Design/Desenho assistido por Computador) e simultaneamente BIM devido a sua capacidade de parametrizar as informações da geometria e a possibilidade de exportar em IFC (Requisito básico para um software ser considerado BIM), ou seja sua interface é totalmente num ambiente 3D. Ele possibilita a criação desde rafes (Projetos Gráficos – Croquis de Design) até projetos com precisão de forma fácil e tridimensionais como na Arquitetura e Design. O software foi desenvolvido para a criação de modelos em 3D, com a criação de maquetes em 3D é possível fazer apresentações de forma mais realista, facilita a visualização do projeto e demonstra como seria o projeto finalizado.

O SketchUp são segmentados em dois produtos atualmente: SketchUp Make (versão gratuita) e o SketchUp Pro (versão paga).

A principal diferença entre os produtos está na possibilidade de criar Layouts (Folhas) associados ao modelo como no BIM com cortes, elevações e vistas automaticamente vinculados ao modelo do Sketchup, por outro lado a versão gratuita não possui esse recurso, outro grande diferencial da versão paga é a capacidade de troca de arquivos na importação e exportação dos arquivos DWG (AutoCAD) e o AI (Adobe Illustrator).

Você pode criar diversos tipos de modelos 3D, desde esboços de arquitetura, até móveis, brinquedos, peças mecânicas, ou seja, o que você vier a mente. Muitas pessoas utilizam o SketchUp devido a sua facilidade de uso e por ser um software utilizado para conceber ideias como uma espécie de Croqui 3D, em muitos casos utilizado como ferramenta de venda (Marketing) ou para projetos profissionais como na área da indústria em Mockups e projetos de arquitetura, design e paisagismo. Aprender o Sketchup é uma ótima oportunidade para você ter rapidez ao criar e mostrar suas ideias de forma bastante convincente, principalmente na área de engenharia e arquitetura.

Como na maquete física que utiliza a arquitetura por meio da modelagem 3D é possível avançar no projeto com extrema precisão.

HISTÓRIA DO SKETCHUP:

O SketchUp foi desenvolvido pela Startup Last D Software, Boulder, no Colorado em 1999. Lançado em 2000 como uma ferramenta para criação do 3D, devido à facilidade de manuseio, a Google teve interesse e comprou o programa.

Com isto, rapidamente foi inserida no mercado de indústria da arquitetura, mas logo foi revisado para ser utilizado e servir em trabalhos profissionais. O segredo sucesso do Sketchup foi devido à grande facilidade de aprendizado da ferramenta, ao contrário das outras ferramentas 3D comercialmente disponíveis que exigem mais do usuario.

Em 2006, a Google trouxe melhoria aos longos dos anos para o software, após 6 anos em 2012, foi vendido para a empresa Trimble, a qual da suporte e desenvolve o produto atualmente. O software está disponível nas plataformas Windows e Macintosh e em duas versões: a versão profissional o Pro, e a versão gratuita para uso privado e não profissional, Make.

Para encontrar o programa no Brasil é preciso utilizar a revenda autorizada de softwares técnicos, na qual possui downloads de avaliação da versão Pro em português.

QUAIS PROFISSIONAIS UTILIZAM O SKETCHUP?

Atualmente diversos profissionais são adeptos ao programa, sendo eles:

· Arquitetura

· Carpintaria

· Vitrinismo

· Cenografia, cinema & teatro

· Design de cozinhas & banheiros planejamento urbano

· Design de interiores

· Design de games (jogos)

· Design Gráfico

· Estruturas de concreto, madeira e metálica

· Edificações em geral

· Paisagismo

· Topografia

· Entre outros

VANTAGENS DE UTILIZAR O SKETCHUP?

Hoje o SketchUp é sinônimo de software de modelagem 3D, economia de custo e tempo, diante disso, a ferramenta facilita a usabilidade devido a funcionalidade ser pratica e simples. O programa permite sincronizar, comentar, relatar e até mesmo compartilhar o seu projeto.

Outros itens importantes a serem relatados quanto ao software:

· Facilidade

Como o software é simples pode servir em várias funções durante a vida de qualquer projeto, nele é possível ser utilizado desde a criação de produtos industriais, jogos, animações até desenhos arquitetônicos e de engenharia.

Atualmente software é mais utilizado nas áreas de design de interiores, arquitetura e paisagismo, pois permite o domínio da ferramenta e pode ser um diferencial no mercado de trabalho devido ao tempo de aprendizado ser curto de fácil acesso.

· Mercado de trabalho

Como dito, o SketchUp tornou-se o software mais presente em escritórios de arquitetura e profissionais de modelagem, atualmente a maioria das empresas exigem candidatos que saiba no mínimo AutoCAD e SketchUp, ter conhecimento e domínio na ferramenta ajuda o profissional se destacar e ser inserido no mercado de trabalho.

· Warehouse (Armazém 3D)

O Warehouse é um centro de modelos e plugins do SketchUp, um grande “Armazém 3D”. A ferramenta oferece conteúdo útil e gratuito para quem utiliza o SketchUp, o banco de dados disponibiliza desde fornecedores a usuários que gostariam de compartilhar o trabalho de maneira gratuita. Além de compartilhar modelos, é possível incluir os dados para contato e fazer o marketing pessoal. Com a biblioteca é possível otimizar o tempo e utilizar estes objetos existentes em seu projeto ou até mesmo edita-los e ser reaproveitado em projetos.

· Customização

Com as extensões adicionais (plug-ins) é possível resolver muitas tarefas do cotidiano ou otimizar processos repetitivos diários, como problemas de modelagem e até mesmo facilitar o desenvolvimento do seu projeto.

Além disso, o programa permite:

· Download gratuito de fácil instalação

· Agilidade e facilidade na aprendizagem (porem ressalto que sempre escolas e profissionais que conheçam o software a fundo sempre é recomendável para o sucesso nos projetos)

· Possui vários renderizadores compatíveis

· Utiliza pouca memória se comparado com outros programas gráficos

· Maquinário necessário de baixo custo (Sempre ter em mente o porte do escritório)

QUAIS SÃO AS VERSÕES DO SKETCHUP?

Atualmente o programa é disponibilizado na Versão PRO e na Versão Make.

SKETCHUP PRO X MAKE?

A versão teste do SketchUp Pro também pode ser obtida gratuitamente no período de (30 dias), permitindo que o usuário tenha conhecimento de todos os seus recursos. No SketchUp Pro (Profissional) podemos utilizar os seguintes recursos:

· Apresentação de projetos em tela cheia

· Atributos personalizados ou automáticos

· Criar apresentações com múltiplas páginas

· Desenvolver projetos 3D

· Estilos de apresentação artísticos

· Exportar arquivos para o CAD e PDF

· Exportar vídeos em qualquer tamanho

· Gerar listas e relatórios

· Importar arquivos CAD

· Importar, exportar e criar arquivos IFC

· Impressão de desenhos em escala

· Licença para uso comercial

· Produção de desenhos técnicos

· Suporte via e-mail, telefone e Skype

· Trabalhar com simulação de câmeras reais

· Utilizar modelagem de objetos sólidos

· Entre outros

MAKE:

A versão Make (Gratuita) possui algumas limitações, todavia, ela pode ser usada para aprendizagem e uso não profissional. Algumas das funções disponíveis são:

· 3D Warehouse, importar e exportar componentes (Objetos 3D)

· Acesso ao gerenciador de extensões online

· Criar passeios virtuais e animações baseado nas configurações de cena

· Ferramentas padrão de modelagem 3D

· Importar fotos de satélite e geolocalizar modelo (Google Earth)

· Imprimir visualizações de página única de visualização de tela

· Modelagem 3D

· Procurar, criar, editar e compartilhar estilos

A diferença da versão make é que ela é gratuita, portanto, algumas funcionalidades não podem ser utilizadas. Deste modo, o SketchUp Make continua sendo a melhor ferramenta do mercado para modelagem 3D de alto desempenho. Com design e interface simples, qualquer pessoa pode usar o programa e tornar seu uso profissional.

o SketchUp suporta os seguintes sistemas operacionais:

· Windows: 64 bits, Versões do Windows 7, Windows 8 e Windows 10

· Mac: OS X 10.10 (Yosemite), OS X 10.11 (El Capitan) e macOS 10.12 (Sierra)

Para fazer download do SketchUp acesse o link clique aqui.

Treinamento especializado no sketchup?

O SketchUp é um software dedicado para Arquitetos, Engenheiros, Designer de Interiores, Designer de Produto, Designer de Games, Paisagistas, Cenografista entre outros, e por ser requisitado por pequenas e grandes empresas um treinamento exclusivo com foco profissional é o essencial para quem quer aproveitar ao máximo o que o software tem a oferecer, escritórios especializados são essenciais para fornecer este treinamento com qualidade.

Procure profissionais especialistas na área e atuantes no mercado, é uma ótima oportunidade e se tornara um grande diferencial para quem procura fazer projetos de qualidade, conheça nosso Curso de SketchUp e não deixe essa chance escapar.

Clique aqui caso queira acessar a página de cursos e verificar as turmas disponíveis.

33 visualizações

ENTRE EM CONTATO:

(11) 98226-6624 | (11) 96838-7630

E-mail: atendimento@jcf.arq.br | julio@jcf.arq.br

Facebook: CLIQUE AQUI

ESCRITÓRIO
R. General Jardim, 770 - Cj. 2C SPBIM
Vila Buarque, SP - CEP: 01223-010.
Estacionamento no local. (Próximo ao metrô Mackenzie (Linha Amarela) e Santa Cecilia (Linha Vermelha))