• Julio Cesar Farias

O que é o archicad?

Atualizado: 11 de Dez de 2018


O que é o ArchiCAD?

O ArchiCAD é um software BIM (Building Information Modeling) desenvolvido pela empresa Húngara Graphisoft sendo inicialmente um software somente para arquitetura CAD para Macintosh e Windows. Como origem desenvolvida para arquitetos, o software proporciona soluções com ferramentas intuitivas voltadas a construção de um edifício virtual (3D) e soluções de engenharia estrutural durante o desenvolvimento do projeto em um ambiente construído virtualmente sendo possível utilizar em todos os tipos de projeto para arquitetura como: edificação, interiores, iluminação, paisagismo, urbanismo, mobiliário, construção e compatibilização. O ArchiCAD de maneira unica une a construção e o desenvolvimento de um modelo virtual tridimensional (3D) com informações paramétricas dos elementos construtivos, ou seja, é uma simulação virtual da construção (famoso modelo) baseado na construção real

(o físico) onde é possivel extrair e utilizar de maneiras diversas o modelo desde o planejamento, até o projeto, construção e gerenciamento.

Imagem Revit 2019 / Fonte: Autodesk

Diferente do CAD

(Computer Aided Design) qualquer alteração no Modelo BIM será automaticamente refletida no projeto, de maneira instantânea os desenhos documentados (2D) plantas, cortes e elevações assim como a lista de quantidades serão atualizadas simultaneamente em tempo real.



Quais profissionais podem utilizar o ARCHICAD?

É um software desenvolvido exclusivamente para Arquitetura, porem com ferramentas para Engenharia Estrutural (Concreto e Metálica) com o uso dos materiais devidos e classificados.

A um módulo com possibilidade para modelagem de e Engenharia de Sistemas MEP (Mecânico, Elétrico e Hidráulico) sendo através de um plugin (Aplicativo) .


Quais são os principais ganhos no archicad?

  1. BIMx, Possibilidade de visualizar o modelo Virtual com a informação via celular e computador e as pranchas associadas.

  2. Template Brasileiro, desenvolvido localmente com as necessidades da região e nas normas da ABNT.

  3. OpenBim e Interoperabilidade (conversa muito bem com outros softwares como SketchUp, Revit, AutoCAD, Tekla entre outros);

  4. Ganho de velocidade e diminuição de tempo em tarefas desnecessárias;

  5. Documentação integrada (sem omissões e os desenhos são atualizados constantemente);

  6. Gestão de documentos e organização muito eficiente e orientada para projetos;

  7. Lista de quantidades (mapas) e com link no Excel;

  8. Modelagem em sua grande maioria desenvolvida em perspectiva (3D);

  9. Controle de projeto (devido a facilidade de rastreio das informações);

  10. União entre os colaboradores (projetistas trabalham no mesmo modelo simultaneamente)

  11. Qualidade projetual e construtiva;

  12. Segurança (como no controle, porem com possibilidade de gestão dos colaboradores e dos elementos construtivos);

  13. Eficiência;

  14. Renderização e vistas customizadas com o uso da informação;

  15. Gestão de pessoas e padronização de documentos;

  16. Intuitivo e com padrões fácil de se aplicar;

  17. O ArchiCAD possui representantes locais o que ajuda os usuários a tirar duvidas e ter a garantia de que funcionara a implantação;

  18. Biblioteca para todos os tipos de projetos: arquitetura, interiores, iluminação e paisagismo (Caso tenha necessidade, o usuário poderá baixar de outras plataformas como o SketchUp);


Bimx: Modelo Virtual com informações

O ArchiCAD é uma das possíveis soluções de ferramentas BIM desenvolvido para projetos arquitetônicos, design e planejadores, sem dúvidas é um software de complexidade mais simples e com a curva de aprendizado menor comparado a outras ferramentas disponíveis como o seu principal concorrente o Revit, caso queira maiores informações também contamos tudo sobre O que é o Revit, clique aqui

Corte 3D com informações documentadas

É uma ferramenta muito interessante onde é possível se fazer "quase tudo" relacionado a arquitetura quando o assunto é Edificações e o mais interessante é que pode ser utilizado em qualquer "escala" de projeto, desde metrô, estádios de futebol, urbanismo, hospital e prédios de alta complexidade a residencia, reforma, marcenaria e interiores.


Como funciona o ARCHICAD?

O ArchiCAD é considerado a primeira implementação do BIM. ArchiCAD® é reconhecido como o primeiro software de CAD capaz de criar geometrias 2D e 3D, também considerado o primeiro produto BIM comercial, o que foi "inovador" por ser capaz de armazenar grande informação dentro de um modelo tridimensional.

Cada arquiteto ou engenheiro poderá trabalhar em seus arquivos e referência-los em um único arquivo no qual no BIM chamamos de Modelo Federado (modelo unificado) com utilização do BIM Server (Servidor BIM) no qual é possível gerenciar os modelos e criar permissões de usuários para acessar os projetos e ferramentas. Vistas como Plantas, cortes, elevações, ampliações, detalhes, 3D, mapas e legendas são todos conectados, caso algum usuário faça qualquer alteração ou edição, basta enviar as alterações ao servidor BIM para que os demais colaboradores visualizem automaticamente as alterações em qualquer vista correspondente ao modelo, ou seja, não tem como omitir informação.


Perspectiva e planta do Curso de ArchiCAD / Fonte: Autor

O edifício virtual é desenvolvido com utilização das principais ferramentas:

parede, laje, portas, janelas, parede cortina, pilares, escadas, guarda corpo, malha (terreno), telhados e qualquer objetos 3D os famosos objetos paramétricos (objeto gdl). Os usuários podem criar seus próprios objetos 2D e 3D (objeto gdl) para modelagem

e elaboração de projetos ou importá-los e exporta-los de uma outra plataforma

CAD ou BIM.


Corte Tridimensional no Revit (MASP) da Arquiteta Lina Bo Bardi / Fonte: Autor

A extensão com a qual o ArchiCAD salva é .PLN e os objetos estão no formato .GSM ou .GDL. A dificuldade em se criar objetos paramétricos no ArchiCAD é superior comparado a outras plataformas disponíveis pois deverá se ter o conhecimento minimo em programação baseado em texto para criar os objetos paramétricos, por outro lado, a Graphisoft desenvolveu um vasto acervo em sua biblioteca para atender os usuários, caso o usuário tenha a necessidade poderá modelar rapidamente e com grande facilidade criar os objetos com o uso da ferramenta de livre edição/criação chamada MORPH semelhante a muitos softwares de modelagem livre como o SketchUp.


Todo elemento inserido no modelo virtual poderá extrair informações de quantidades precisas como dados de materiais e acabamentos, área, volume, perímetro ou

o código do produto e o nome do fabricante por exemplo, as possibilidade são diversas.

Um item muito importante por exemplo é o fato do material utilizado conter as informações não geométricas associadas ao gráfico (2D) como cor, preenchimento da superfície e representação em corte das hachuras dos materiais.


Estudo de Massa no Revit

A parte de renderização conta com o poderoso motor de render Cinerender (Cinema 4D) no qual o usuário poderá fazer diversas imagens muito realísticas sem a necessidade de plug-ins (Apps).

Caso o usuário queira se aventurar o ArchiCAD permite o uso de plug-ins como Octane Render, Lumion, Artlantis entre outros.




Por ultimo e não menos importante a integração com os demais softwares é um dos seus diferenciais, podemos afirmar que funciona muito bem. A interoperabilidade com demais softwares BIM, deverá ser através do formato .IFC.




Quais são as versões do ARCHICAD?


Primeiramente vale ressaltar que o ArchiCAD é um dos poucos softwares que funciona em ambas as plataformas Windows e Mac OS X, quanto as versões:

· ArchiCAD (Full)

· ArchiCAD Solo

· ArchiCAD (Trial) 30 dias para teste


Quanto custa o archicad E LICENÇAS DISPONÍVEIS?


O ArchiCAD Solo é uma versão mais econômica e indicado para profissionais de arquitetura que trabalham sozinhos, por outro lado a versão ArchiCAD (Full) inclui todas as ferramentas e com possibilidade de trabalhar com muitos usuários em um único arquivo com o BIM Server,

o compartilhamento de trabalho, renderização e o uso de referencia externa.

A versão educacional é gratuita e a licença durara até 1 ano, quando necessário o usuário devera solicitar uma atualização no cadastro e na licença para que atualize a versão do programa.

  • ArchiCAD (Full): Como o ArchiCAD possui licenças alugadas e perpétuas os interessados deverão entrar em contato com a Graphisoft Brasil clique aqui;

  • ArchICAD Solo: R$2.030,00/ano (Registrados no CAU) e R$1.880,00/ano (até 5 anos de formado segundo o CAU);

Caso queira saber melhor a diferença entre as versões clique aqui;

Para acessar a versão educacional clique aqui;

Os valores apresentados aqui foram retirados no 1º semestre de 2018.


Qual é a configuração/maquina indicada para o archicad?


Abaixo algumas versões e sugestões baseados nas configurações indicadas pela Graphisoft, caso queira maiores informações clique aqui;





Treinamento especializado no archicad?

Como o ArchiCAD é um softwares dedicado para Arquitetos, Designers e requisitado pelas empresas de projetos e construtoras, um treinamento exclusivo com foco em projetos é o essencial para quem quer aproveitar ao máximo o que o software tem a oferecer, escritórios especializados ou com experiência em projetos serão essenciais para fornecer este treinamento (Serviços BIM) com qualidade e fara com que os futuros usuários economizem “tempo” e "esforço" desnecessários.

Empresas com cursos certificados e acompanhamentos inicialmente (Consultoria BIM) fara a diferença aos escritórios e aos alunos que procuram implantar inicialmente o ArchiCAD em seus nos escritórios ou empresas.

Treinamento ADF Arquitetura

Procure profissionais especialistas na área e atuantes no mercado, é uma ótima oportunidade e se tornara um grande diferencial para quem procura fazer projetos de qualidade, não perca tempo e dinheiro, conheça nosso Curso de ArchiCAD e não deixe essa chance escapar, seja diferente e aprenda BIM com quem faz BIM. Clique aqui caso queira acessar a página de cursos e verificar as turmas disponíveis.

Sobre o autor


Julio Cesar Farias

Arquiteto e Urbanista desde 2014;

MBA em Plataforma BIM pelo INBEC - SP;

Certificado pela Graphisoft Brasil,

Trabalha com BIM desde 2012 como professor e consultor;

Professor na disciplina de Implantação BIM em escritórios de Arquitetura e Engenharia no curso de Especialização de Engenharia Digital e Tecnologia BIM (UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná);

Implantou o BIM em diversos escritórios em São Paulo e participou dos principais eventos BIM como: EENAR 2017, BIM INTERNATIONAL 2016, CONBIM entre outros.


506 visualizações
ESCRITÓRIO
R. General Jardim, 770 - Cj. 2C SPBIM
Vila Buarque, SP - CEP: 01223-010.
Estacionamento no local. (Próximo ao metrô Mackenzie (Linha Amarela) e Santa Cecilia (Linha Vermelha))